30
Jul
A importância do RH estratégico nos momentos de crise
No atual período em que vivemos, de crise econômica e dificuldade comercial nas Empresas, a área financeira tem sido vista como de extrema relevância, de forma a garantir a sobrevivência do negócio, reduzindo custos. Sob este aspecto, a produtividade dos Brasileiros nas Empresas passou também a ser discutida, pois nunca se produziu tão pouco em um pais com gastos tão elevados.
Sendo assim, como o RH pode atuar de modo a motivar a equipe a produzir, aumentando a lucratividade para as Empresas, em um contexto atual de insegurança e medo frente a Economia? A resposta leva a uma estratégia real de competitividade, na qual o RH atua alinhado ao core business. Neste momento de crise, em que as Empresas não estão crescendo como o planejado, em que os salários estão sendo diminuídos, as cargas horárias estão sendo reduzidas e as especulações sobre possíveis demissões estão a todo vapor, o papel do RH é fundamental.
Como vias mais simples de atuação do RH, o diálogo direto e aberto com os colaboradores, esclarecendo sobre os possíveis impactos da crise e como a Empresa está reagindo a ela, trará mais tranquilidade e menor preocupação. Um ambiente mais transparente motivará a equipe a continuar produzindo bem e trazendo bons resultados. O RH deve também manter como prática a realização de pesquisas de clima organizacional ou avaliação de desempenho, para obter informações sobre os clientes internos.
Com estes dados é possível nortear possíveis ações a serem tomadas e avaliar quais serão os impactos das mudanças realizadas. Deve-se atentar para o fato de que os profissionais precisam estar no lugar certo, tendo clareza sobre suas responsabilidades, estando preparados para assumi-las, motivando-se constantemente.
Em um cenário como esse, as ferramentas de gestão de pessoas desempenham um papel importante em cada ação do RH estratégico. Será como montar um big puzzle, colocando uma peça e pensando nas seguintes, avaliando os pormenores e o todo, em atitudes conectadas. Neste momento de crise, o papel do RH é intermediar os problemas e os conflitos gerados por este problema, criando soluções, utilizando de todas as ferramentas possíveis e com foco na gestão de pessoas.
Voltar