08
Set
Como Lidar com o Feedback
O feedback é uma ferramenta valiosa para a Gestão de Pessoas. É o que comunica a quantas anda o termômetro do desempenho, e, a partir dele, o profissional pode nortear suas ações para realizar melhorias de performance.

Acontece que a demanda por feedback tem sido crescente, mas os profissionais nem sempre estão preparados para recebê-lo, ou não sabem como responder e lidar com as informações recebidas. O despreparo se torna ainda maior quando o conteúdo não se ajusta à imagem que o profissional tem de si mesmo. Não é de se espantar que muitos profissionais saem da sala dos seus Gestores sentindo-se injustiçados.

Existem alguns comportamentos que você pode adotar, que facilitam este momento, que é tão esperado, e ao mesmo tempo, tão temido pelos profissionais.
 
1) Olhe pra você mesmo com olhar crítico e se pergunte: estou dando o meu melhor? Em que eu posso melhorar para me tornar um profissional excelente? Esses questionamentos de auto avaliação são de extrema utilidade, e poderão servir de parâmetro de comparação entre como você se vê e como o seu Gestor percebe o seu trabalho.

2 )Ouça atentamente todos os pontos do feedback. Esteja atento e presente, demonstre interesse, porque este, sem dúvida, é um momento de aprendizado. Se quiser, você pode anotar aqueles pontos que considerar importantes serem discutidos posteriormente.

3) Caso não concorde com alguma afirmação, questione com respeito, peça exemplos da sua conduta que justifiquem tal avaliação. Fazer isso significa que você está interessado em compreender a situação para então fazer os ajustes necessários.

4) Não leve para o lado pessoal. Tudo o que é tratado durante o Feedback é relacionado à Avaliação de Desempenho que está relacionada às questões profissionais. O Gestor não está apresentando tal situação porque gosta ou não gosta de você; Ele está cumprindo o papel dele, e você sabendo aproveitar a situação, poderá crescer, e muito, enquanto profissional. Procure não ser reativo. Ouça o que ele tem a lhe dizer e reflita.

5) Assuma a responsabilidade e comprometa-se com sua melhora. Absorva o feedback como um processo positivo e construtivo, que beneficiará o seu desenvolvimento. Como todos os aspectos da vida, faz-se necessário a ação para que as mudanças sejam consolidadas. Trace seu plano de ação, inclua metas e estabeleça compromissos consigo mesmo. Busque formas de avaliar os resultados, solicite novos feedbacks periódicos, para certificar-se de que está no caminho correto.
 
Lembre-se que: Dar feedback é uma tarefa tão difícil quanto receber. Empatia e respeito são ingredientes que devem fazer parte deste momento, numa via de mão dupla. 

Comentários




Voltar