22
Jul
Confira as Dicas para Fazer um Bom Currículo
Sabemos que o currículo é o Cartão de Visitas do candidato, e, no momento da Entrevista, é imprescindível que ele tenha em mãos o currículo impresso. 
Muitas são as dúvidas sobre qual seria a estrutura adequada de um bom currículo, e quantas páginas ele deve ter.
 
Não há consenso entre os selecionadores sobre a quantidade de páginas. Alguns consideram melhor um currículo com mais informações, e outros preferem aqueles mais enxutos e objetivos.

No entanto, alguns pontos da estrutura de um bom currículo são unanimidade. Veja abaixo as informações imprescindíveis que devem constar no seu currículo:

 
1- Dados Pessoais: O currículo deve iniciar com seu nome completo. Abaixo do nome, devem aparecer data de nascimento, estado civil, endereço, telefone e e-mail. Verifique se o telefone e o e-mail estão atualizados, porque são estes os dados que o selecionador vai utilizar para contatá-lo.

 
2- Objetivo:  Não há consenso entre os selecionadores se o objetivo deve ou não constar no currículo. Se suas experiências profissionais já direcionam qual é o seu objetivo profissional, não é necessário incluir esta informação. Caso queira incluir o objetivo, descreva-o em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evite de indicar mais de uma área em um mesmo currículo.

 
3- Formação Acadêmica: Inclua as informações em ordem decrescente, ou seja, da última formação, às anteriores (Pós Graduação, Graduação, Curso Técnico). Coloque o nome do Curso, a Instituição de Ensino e o Ano de Conclusão.

 
4- Experiência Profissional: Este campo deve iniciar com o Nome da Empresa, Cargo Ocupado, Período de Atuação (dia, mês e ano) e um resumo das atividades desenvolvidas. Dê uma atenção especial à descrição das atividades, porque é através dessas informações que o selecionador conhecerá o seu potencial.

 
5- Idiomas: Inclua o Idioma e o nível de conhecimento que possui (Inglês – Intermediário). Caso tenha vivência no exterior, inclua essa informação no currículo. É importante que você saiba que, caso o idioma seja necessário ao cargo, você será testado e deverá comprovar o idioma declarado.

 
6- Informática: Neste campo, deve incluir seu conhecimento em ferramentas e sistemas específicos. Seja sincero, porque muitas vezes há testagem nos processos seletivos, para comprovação do conhecimento em determinada ferramenta ou sistema.


7- Cursos: Inclua somente os cursos relacionados à sua área de interesse. Participação em Congressos e Workshops não devem ser incluídos.
 

LEMBRE-SE:

- Revise seu currículo para se certificar de que não constam erros de português. 
- O currículo não precisa necessariamente ter foto. Caso opte por colocar foto, escolha uma que priorize a postura profissional. 
- Para quem busca o primeiro emprego, vale ressaltar as experiências que teve na faculdade, em cursos, estágios, trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas, dos quais tenha participado.

 

Comentários




Voltar