22
Out
O Mercado de Trabalho na Terceira Idade
Quando falamos em envelhecimento e ampliação do número de idosos no Brasil, isso significa uma alteração no perfil social e do mercado de trabalho. O aumento da urbanização e a redução da fecundidade no país traz uma nova realidade e a tendência é que em 2050, segundo o IBGE, a expectativa média do Brasileiro seja de 81 anos. Com esta modificação no nosso cenário, é preciso ter um novo olhar para esta faixa etária da população, visto que com 60 anos você pode ser bastante ativo, produtivo e saudável.
A Bahia é o Estado com maior numero de centenários, de acordo com o ultimo senso do IBGE. Para ser considerada uma região envelhecida é preciso apenas 7% e Salvador já possui 9,25% de idosos. O processo de envelhecimento é inevitável, ele atinge todas as raças e todas as pessoas. Fazer com que este envelhecimento se torne o melhor possivel é o grande desafio e o trabalho pode ajudar bastante neste processo.
Há toda uma cultura no sentido de afastar o idoso do mercado de trabalho. E como algo cultural, é dificil de ser modificado porque está enraizado. Ainda há muita discriminação e ela não se limita somente à idade. Pensamos que deva ser levado em consideração o perfil de cada profissional, quando se trata do cargo a ser ocupado e da Empresa onde irá se trabalhar. Aqueles que desejam se manter ativos no mercado não devem desistir. O importante é ter consciência das suas habilidades, valoriza-las e correr atrás. Existem áreas da profissão em que a experiência, o valor intelectual e a maturidade são mais relevantes, como gerenciamento de equipes, consultoria e educação.
Voltar